Pele oleosa, eu?! Lições práticas para se livrar do problema

Pele oleosa: cuidados diários

Não adianta, todas nascemos com um tipo de pele – e cada um deles exige cuidados específicos. O que difere mulheres com a pele impecável das que parecem viver uma eterna adolescência, tamanha a oleosidade, é conhecimento. Justamente o que eu compartilho aqui neste post! Pronta para parar de reclamar da sua pele?

O primeiro passo é reconhecer que sua pele é, de fato, oleosa. Se sua face é visivelmente brilhante, com poros mais largos e aparentes e, ao tocá-la, literalmente sente-a umedecida, sim, sua pele é oleosa!

A lição mais importante é resistir à tentação de ficar mexendo e tocando no seu rosto. Da sua mão, você transfere inúmeras bactérias para a sua face. Além disso, sujeira entope seus poros, levando a mais espinhas. Se precisa tocar seu rosto, lave bem as mãos antes – ou use uma toalha molhada em água morna ou aqueles lenços de limpeza (que já vêm numa embalagem, prontos para uso, sabe?).

Tenha na pia do banheiro, na primeira gaveta do gabinete, no local mais próximo possível de você na hora em que faz sua higiene pessoal: sabonete especial para pele oleosa, tônico (adstringente) e hidratante para o rosto. Você precisa limpar, tonificar e hidratar a sua pele todo dia, pela manhã antes de aplicar a maquiagem, e à noite, antes de dormir. Veja como fazer:

LIMPEZA

  • Lave suas mãos para não transferir sujeira e bactérias para o seu rosto;
  • Molhe sua face com água morna, para abrir seus poros. Aplique o sabonete específico para o seu tipo de pele (pode ser em barra, líquido, espuma, em gel…) e massageie com movimentos circulares. Alguns produtos funcionam melhor se deixados sobre a pele por alguns minutos, dissolvendo a maquiagem e penetrando em seus poros. De qualquer forma, não pare de massagear seu rosto.
  • Retire o produto com algodão seco ou usando água morna (se o sabonete for em creme, por exemplo, use o algodão; sendo barra, prefira a água). Retire TODO o produto! Se ficar um pouco pode irritar a sua pele.
  • Lave o rosto com água fria, dessa vez fechando os poros – evitando, assim, a entrada de sujeira. Seque o rosto com uma toalha limpa, sem esfregar!

RESTAURAÇÃO DE pH

  • Aplique um pouco de tônico (adstringente) sobre um algodão e passe sobre todo o rosto. Evite áreas mais sensíveis, como ao redor dos olhos. Esse produto é fundamental para donas de pele oleosa, pois é ele que restaura o pH natural da pele, tornando-a mais resistente à bactérias.
  • NÃO enxague!

HIDRATAÇÃO

  • Este é o passo mais simples. Espere o tônico secar e aplique seu hidratante especial para pele oleosa, massageando com movimentos circulares, no rosto e no pescoço;
  • Opte por um hidratante que seja também protetor solar – mesmo nos dias nublados, não dá para sair sem!

Por fim, uma vez por semana, substitua seu sabonete por um esfoliante! Abaixo, alguns produtinhos da Neutrogena que estão com preços ótimos na Bela Center.

Esfoliante Neutrogena Deep Clean Energizing
Esfoliante Neutrogena Deep Clean Energizing
Neutrogena Ultra Sheer Hidratante Facial FPS 70
Neutrogena Ultra Sheer Hidratante Facial FPS 70
Neutrogena Sabonete Facial Natural
Neutrogena Sabonete Facial Natural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s